Com a aproximação do Natal, as principais praças e ruas da Europa ganham uma nova vida e transformam-se em verdadeiros cenários de magia.
Entre luzes cintilantes e, em alguns destinos, um encantador manto de neve, estes mercados trazem uma atmosfera única, perfeita para celebrar a quadra festiva do Natal.
Se viajar faz parte dos seus planos e procura inspiração para a sua próxima escapadinha, reunimos uma lista de mercados que prometem momentos inesquecíveis e muito espírito natalício.
E já sabe: se precisar de financiamento responsável, pode contar com o Banco Primus, o banco que o coloca sempre em primeiro.
O nosso crédito pessoal é de aprovação rápida, e devido à sua flexibilidade, pode embarcar sabendo que o está a fazer sem comprometer o orçamento familiar.
Prestes a celebrar 590 anos de tradição, o Striezelmarkt é um dos mercados de Natal mais antigos e encantadores da Europa, onde a atmosfera festiva se funde com a rica herança cultural da região.
As ruas iluminam-se com luzes cintilantes e estrelas brilhantes, enquanto o aroma do vinho quente e do pão de gengibre invade o ar frio do inverno.
Entre as curiosidades do mercado está a famosa batata de ameixa, uma pequena e adorável figura de rosto enrugado e sorriso travesso, que se esconde sob uma cartola.
Esta pequena "boneca" de frutas, com pernas de madeira, é fruto de um trabalho artesanal minucioso que revela carinho em cada detalhe, conquistando o coração de todos aqueles que passam por ela.
Para uma experiência nostálgica, o carrossel histórico oferece uma viagem no tempo e um passeio na roda gigante transporta-o para uma época natalícia de outrora.
E, claro, uma visita a Dresden não está completa sem saborear um dresdner christstollen - pão doce de trigo com frutas, nozes e açúcar em pó.
Se for à luz da conhecida torre de velas gigante do mercado, a maior do mundo com 14 metros de altura, então aí está realmente a viver a essência do Natal alemão.
As festividades com espírito natalício começam em meados de novembro com dois locais em destaque: um na Praça Vörösmarty e outro nas imediações da Basílica de Santo Estêvão.
A Praça Vörösmarty, no coração da cidade, é o mercado de Natal mais antigo de Budapeste. Aqui, podem esperar-se inúmeras bancadas de comida, lojas de artesanato e concertos gratuitos.
Já o mercado de Natal da Basílica oferece tudo isto e um pouco mais, como por exemplo as projeções a laser, que formam um belo espetáculo de luzes.
Eleito pela quarta vez como o Melhor Mercado de Natal da Europa pelos “European Best Destinations”, o mercado na Basílica é, sem dúvida, um dos mais belos mercados natalícios do Velho Continente.
Com múltiplos expositores de artesanato local, aventuras gastronómicas que incluem pratos húngaros tradicionais, pista de gelo e uma variedade de programas musicais e de caridade, este mercado captura o autêntico espírito de Natal bem no centro da capital húngara.
No coração da Praça da Cidade Velha, em Praga, o maior mercado de Natal da República Checa oferece uma experiência mágica e repleta de tradições checas.
Este mercado transforma o centro histórico numa verdadeira aldeia natalícia, onde dezenas de bancadas de madeira vendem produtos artesanais que refletem a rica herança do país.
Durante a visita, os adultos podem aquecer-se com o famoso vinho quente, enquanto os apreciadores de todas as idades deliciam-se com as bolachas de Natal checas, as castanhas assadas, os biscoitos de gengibre e as típicas salsichas e espetadas grelhadas.
O Mercado de Natal de Praga é um convite irresistível para descobrir o lado rico e cultural da República Checa, envolto na atmosfera encantadora da época.
Se procura um destino natalício que combine tradição com um toque de magia, Craiova, na Roménia, é o sítio a visitar.
Presença habitual nos últimos da lista do European Best Destinations, o mercado de Natal de Craiova é considerado pelo site de turismo como uma das “joias escondidas da Europa”.
Não tem o nome e dimensão de outros, mas a magia, muito devido à iluminação, anda no ar e é altamente contagiante.
São milhares de luzes a dar vida à praça da cidade, com árvores de Natal, arcos resplandecentes e ornamentos que criam um cenário digno de contos de fadas, rivalizando com os melhores mercados natalícios da Europa.
Para os amantes da gastronomia, o que não faltam são pratos típicos como sarmale (rolos de couve recheados), cozonac (pão doce) e kürtőskalács (bolo de chaminé), acompanhados por vinho quente ou chocolate quente.
Para completar a experiência, o mercado dispõe de um programa diário de entretenimento ao vivo, com concertos, danças tradicionais romenas e cânticos de Natal, proporcionando uma imersão cultural que vai muito além das compras.
Este ano, a magia fica completa através de quatro mundos de Natal diferentes. Entre a terra encantada da “Bela e o Monstro” e a alegria festiva na “Aldeia do Pai Natal”, o mercado oferece experiências únicas e diferenciadas.
Com um toque futurista no “Natal Galáctico” e decorações inspiradas na “Guerra das Estrelas”, Craiova promete agarrar a imaginação de qualquer um.
No coração da histórica região de Lorraine, a cidade de Metz transforma-se num destino natalício de excelência, recentemente distinguido com o último lugar no pódio dos melhores mercados de Natal da Europa pelo Best Destinations da Europa.
Embelezada por monumentos seculares e um cenário ribeirinho encantador graças às águas do rio Mosela, esta cidade de três mil anos oferece uma experiência única e acolhedora.
Na categoria de imperdível deste destino está desde logo uma aventura. Ao lado da Catedral de 800 anos, a roda-gigante é um dos grandes chamarizes das festividades e uma recomendação com selo de obrigatoriedade.
É lá de cima que se proporciona uma vista panorâmica privilegiada para ver todo o charme da cidade vestida e decorada a preceito para a época.
Para os que procuram uma experiência gastronómica, é na bem resplandecente Place de Chambre que os aficionados vão encontrar os restaurantes de fazer salivar até o foodie menos exigente.
Já na Place de la République, a 800 metros da Catedral, está a iguaria gourmet da região e onde se podem encontrar obras de artesanato. É aqui que se convida também a provar o delicioso e típico pão de gengibre.
Este é o Natal em Metz: autêntico, caloroso e irresistível, uma experiência encantadora que coloca esta cidade na elite dos mercados de Natal franceses e europeus.
No 9.º lugar da lista dos Melhores Mercados de Natal da Europa do site Best Destinations da Europa está a festa da pérola portuguesa situada no coração do Atlântico.
Nomeado o “Melhor Mercado de Natal ao Sol na Europa”, o mercado natalício da Madeira, situado na emblemática Avenida Arriaga no Funchal, é um verdadeiro tributo às tradições e ao calor da ilha.
Decorada com milhares de luzes, a cidade transforma-se e os visitantes podem passear por bancas repletas de iguarias típicas, como o bolo do caco e a poncha, enquanto artesãos locais exibem o seu talento com produtos regionais únicos do arquipélago.
Para quem procura algo fora da caixa, o Natal madeirense é uma experiência festiva diferente, onde o calor do clima se mistura com o calor da cultura.
Basileia transforma-se num verdadeiro país das maravilhas durante o Natal.
À sua espera estão mais de uma centena de expositores a vender brinquedos feitos à mão e especialidades locais como o famoso raclette suíço e os conhecidos "läckerli" (biscoitos tradicionais de gengibre), tudo envolto em belíssimas decorações natalícias.
Há ainda a imperdível vista panorâmica da torre de São Martinho e a tradição de escrever os pedidos mais importantes no Livro de Desejos de Basileia.
É o mercado mais antigo da cidade e atrai anualmente mais de 300 mil visitantes.
O compromisso com a sustentabilidade é uma prioridade, refletido em escolhas ecológicas, redução de desperdício, apoio a produtores locais e uma seleção de presentes sustentáveis.
Enquanto os visitantes passeiam pelas bancas iluminadas, degustando queijos artesanais e pastelaria típica, os coros locais dão voz e ambiente à tradição.
Para completar a experiência de forma verdadeiramente finlandesa, aconselha-se também a relaxar numa sauna durante esta época festiva do Natal.
Com o crédito pessoal do Banco Primus, explore os mercados de Natal mais encantadores da Europa. O crédito pessoal do Banco Primus está desenhado para se adaptar às suas necessidades.
E como o dinheiro entra direto para a sua conta bancária em menos de 24 horas, não precisa de esperar muito para que o seu sonho natalício se transforme numa realidade.